Uma breve análise do design de alguns mascotes de times de futebol brasileiro, seus conceitos, cores e etc.
Fiz uma seleção não por tamanho do time mas sim pelo design e estilos únicos de cada mascote.
*Existiu uma dificuldade de encontrar os mascotes oficias assim os aqui listados são os que tem ao meu ver o melhor design.
Outro fator que priorizei na escolha dos mascotes de times de futebol brasileiro foi seu caráter infantil, ou seja na minha opinião os mascotes agressivos e sérios não transmitem a diversão e a nostalgia do futebol raiz.
Por fim essa lista será atualizada de acordo com as minhas pesquisas no tema. Se não encontrou o mascote do seu time aqui é só indicar nos comentários. Bom vamos mascotes de times de futebol brasileiro.
O Saci, o mascote do Internacional
Design feito pelo renomado Ziraldo, o Saci segue um estilo cartoon alegre e vivaz. Como não simpatizar por uma figura tão criativa ? Além disso a escolha da figura do menino negro (o Saci) é de suma importância para representatividade no futebol brasileiro.
Definitivamente um dos melhores designs de personagens e mascotes que já está mais do que presente no imaginário coletivo dos torcedores.
O Urubu, o mascote do Flamengo
Com uma história de origem incrível o mascote urubu do flamengo carrega traços cartunescos e com linhas dinâmicas que geram um movimento muito expressivo no mascote.
Uma característica interessante desse mascote é que ele está de fato jogando futebol, não em uma posição estática e rígida. Além disso esse mascote passa a intenção de garra, determinação e talento que um craque precisa ter.
A gralha azul, o mascote do Paraná Clube
Desde já escolhi o mascote do Paraná Clube principalmente por causa do seu logotipo, este logo/brasão é na minha opinião é o melhor dos times do Brasil.
O motivo é bem óbvio, um design muito bem estruturado, uma paleta de cores com contraste entre os elementos e representando muito bem a gralha azul e o pinheiro, ambos conectados a cultura da região do Paraná. O mascote possui um design interessante também com formas pontiagudas que podem fazer uma alusão a chuteira e precisão dos jogadores.
O velhinho, o mascote do Coritiba
O Vovô Coxa de fato não tem um design interessante, é um desenho vetorial fraco que com certeza precisa de uma reformulação. Contudo coloquei ele na lista pois é um dos poucos mascotes que foi inspirado em uma pessoa real. Isso trás uma dimensão maior neste mascote, a inspiração veio do o velho Max Kopf um torcedor presente desde sua fundação.
É narrado que sua presença física era notada e reverenciada nos jogos do coxa, afinal ter uma pessoa real que era um amuleto do time cheio de histórias e vivências é algo que nenhum mascote de pelúcia pode ter.
Os mascotes do Bahia
O Super-Homem Tricolor é mais um mascote ilustrado pelo grande Ziraldo, utilizando as cores do Bahia Ziraldo deu um sorriso carismático e divertido para um mascote que passa força sem perder o carisma.
Agora a minha real escolha foi a mascota Lindona da Bahêa, primeiro por que é um dos poucos senão único mascote que representa a figura de uma mulher e em segundo lugar uma mulher preta. Essa representatividade não só é necessária para o publico como também para o design de personagens.
Dentre todos os mascotes há uma repetição é previsibilidade nos formatos, a Lindona vem para trazer algo novo com cores vibrantes e linhas que passam uma expressão de alegria e positividade. Nesse sentido seu sorriso e olhar focado trazem também a determinação e espontaneidade tão importantes no futebol.
Parabéns aos Bahia por ter essa visão e estar atualizado com o mundo de hoje, algo que é necessário tanto a sociedade como para o design. Quem para no tempo não evolui.
O mosqueteiro, o mascote do Corinthians
Existem vários designs do mascote do Corinthians, porém nenhum me chamou mais atenção do que está versão bonachona. A figura do mascote é praticamente uma bola o que é uma ideia muito boa. Toda construção da roupa do mosqueteiro faz alusão a uma bola de futebol.
Nesse sentido vendo o mascote da vontade de jogar futebol (com ele rs), seu carisma também advém de uma escolha de proporção entre cabeça e corpo. Aqui o ilustrador soube muito bem arranjar os elementos para criar uma figura harmônica e com muita personalidade.
A baleia, o mascote do Santos
Formas curvas e sinuosas tem tudo a a ver com o futebol, afinal a baleia branca (ou orca) é uma figura que tem um contraste muito marcante e casou muito bem com as cores do Santos.
Apesar da ter demorado a ser oficializado como mascote oficial considero seu design de boa aplicação, além de ter as linhas preto e branco no peito que é uma direta referência ao brasão do time. Enfim com certeza um mascote marcante.
O periquito, o mascote do Palmeiras
Comi comentei no início do artigo escolhi mascotes que possuem um caráter mais ingênuo e infantil. O que não é o caso do mascote do Palmeiras o periquito. Por exemplo seu formato é mais imponente e moderno comparado a outros dessa lista.
Escolhi pois ele consegue fazer uma união entre o lado cartoon com um lado mais agressivo. Além disso o periquito aqui é forte e robusto, porém seus traços ainda são leves e bem delineados. É um mascote que passa confiança e determinação. A forma como seu olho é desenhado representa muito bem o foco pela vitória, definitivamente um design atual.
Com essa fome de bola e olhar focado, o periquito é um grande adversário
Gostou do artigo ? Conheça meu trabalho
Tenho especialidade na criação de mascotes e design de personagens, se gostou do artigo e tem mais interesse no tema conheça: meu site, instagram, outros textos do blog e confira também meus outros projetos no Behance.