Existem diversos tipos de ilustração infantil, cada uma delas servindo ao propósito do livro. Contudo cabe ao escritor e principalmente ao ilustrador encontrar o estilo visual que mais funciona para a obra. Logo no meu portfólio procuro ter vários estilos justamente para expor para o cliente opções que se pode ter.
Em primeiro lugar tanto o digital como o tradicional são ferramentas, ou seja nenhum é melhor que o outro. Acima de tudo o mais importante é ter um resultado final que funciona em harmonia com o texto do escritor.
Estilo de ilustração “vintage”
Este tipo de ilustração infantil passa um ar mais singelo e nostálgico. Logo quanto me refiro a vintage, é utilizar cores no tom sépia e ter o design dos personagens mais minimalistas e delicados. Como na ilustração abaixo você pode ver como o uso do tom sépia passa um ar nostálgico e reconfortante.
Lembrando sempre que o estilo deve servir a história e não ao contrário. Por exemplo para este projeto o tom sépia é o que mais causou identificação com a história e personagens.
Estilo de ilustração minimalista
Entre os tipos de ilustração infantil o minimalista tem uma relação mais visual com o uso do design para compor os elementos na página. Em outras palavras a ilustração minimalista permite dar importância em cada elemento da história utilizando apenas os elementos principais do texto.
Neste estilo temos páginas mais limpas e com figuras posicionadas com muita atenção para que o fluxo de leitura com o texto seja o melhor possível. Do mesmo modo cada personagem ou objeto tem seu design pensado de uma forma mais objetiva e marcante possível. Dessa forma temos por exemplo personagens mais marcantes e de fácil leitura e que ficarão na imaginação do leitor por muito tempo.
Os tipos de ilustração infantil, o estilo vetorial
Uma das maiores vantagens de se utilizar o estilo vetorial é sua modularidade. É possível replicar e criar novos elementos a partir de existentes. Apesar disso o vetorial não muito utilizado na ilustração infantil por seu caráter “publicitário” porém nas mãos certas pode funcionar muito bem.
Na pintura em aquarela
À primeira vista a aquarela é um dos meios tradicionais mais desejados no uso para ilustração infantil. A espontaneidade e texturas geradas pelas pinceladas estimulam o olhar pela abstração da mistura das cores. É um meio muito versátil e muito desejado tanto pelos escritores como pelos leitores.
Vale lembrar porém que trabalhar com aquarela é muito caro, como a maioria dos materiais de qualidade são importados, ilustrar por exemplo 20 páginas em um papel 100% algodão pode ter o custo só do papel algo em torno de R$20,00. a folha.
Porém com a evolução tecnológica hoje os ilustradores podem utilizar a aquarela digital. Todavia alguns puristas podem ser críticos a esse método, porém a aquarela digital evolui tanto que ignorá-la é parar no tempo.
Abaixo segue um vídeo de software Rebelle em ação. Ele utiliza diversas tecnologias gráficas na simulação de fluídos da aquarela. Parece mágica.
Em giz pastel e técnica mista
Quando me refiro a técnica mista é no uso de diversos materiais, pode ser colagens, tipografia, manipulação digital e entre outros. Atualmente essa técnica é minha favorita pois permite combinações infinitas e sempre uma ilustração vai ser diferente da outra.
Sobretudo este estilo pode facilmente convergir para uma ilustração abstrata. O que pode ser interessante caso o escritor veja que as ilustrações neste estilo dão uma maior liberdade interpretativa das imagens. Ou seja esse estilo visual estimula mais o leitor e o convida a interpretar e re-imaginar as ilustrações junto com o texto.
Ilustração em preto e branco
A principio quando usar ilustrações em preto e branco ? Bom existem algumas opções como:
- Em primeiro lugar, quando o preto e branco funciona com a proposta do livro.
- Sobretudo quando se deseja um equilíbrio entre texto e ilustração.
- Redução de custo de impressão e produção.
- Por último deixar aberto para que os jovens leitores criem suas cores com lápis de cor, essa interação potencializa o mergulho do leitor na obra e nos personagens.
A ilustração tradicional
Por fim a ilustração feita de uma forma tradicional é a mais utilizada e desejada para ilustração de livros infantis. Um dos principais motivos é seu caráter orgânico e espontâneo, a arte tradicional não é perfeita, ou seja os materiais tradicionais a primeira vista estimulam o olhar pela variedade de texturas e formas.
Desde já a ilustração tradicional também está relacionada a produção de arte infantil como giz de cera, colagens e pinturas em guache. Estes materiais são próximos e conhecidos pelas crianças. Nesse sentido estes materiais criam uma ponte entre a relação que as crianças tem com sua arte, a narrativa do livro e as ilustrações.
Porém vale ressaltar que hoje em dia é possível produzir ilustrações no estilo tradicional feitas com auxilio de softwares de pintura digital.
Qual o melhor estilo ?
Aqui você pode ver algumas ilustrações e técnicas que utilizo nos meus trabalhos, cada estilo serve a um tipo de livro e história. As vezes você autor pode gostar muito de um estilo visual porém o melhor para o seu livro talvez seja outro. Logo essa questão só pode ser definida com o ilustrador, afinal é no dialogo e na interpretação da obra que iremos encontrar o melhor recurso visual para seu texto, tornando o assim único.
Gostou das ilustrações ? Conheça meu trabalho
Atualmente meu foco é na ilustração infantil, criação de mascotes e design de personagens. Assim se gostou do artigo e tem mais interesse no tema conheça meu site, instagram, outros textos do blog e confira também meus outros projetos no Behance.
Contato
Caso tenha interesse em um orçamento entre em contato por Whatsapp (41-9.9757-9696) ou e-mail: robertothot@gmail.com